O que são manias compulsivas?

November 25, 2017

 

O seu cachorro possui alguma mania compulsiva? Persegue a calda, late sem parar ou lambe bastante as patas? É preciso ficar atento com este comportamento, pois isso acontece por vários motivos. O mais provável pode ser pelo fato de o animal estar entediado. Em todo caso, nós devemos ficar atentos a esses tipos de comportamentos dos nossos peludos que acabam sendo bastante incômodos, e tentar identificar os motivos que levam a isso, para poder conseguir solucionar o problema de maneira eficaz.

 

Assim como nós, os animais também estão sujeitos a comportamentos repetitivos, que além de desagradáveis podem resultar em prejuízos à saúde. Por mais que pareça engraçado o animal perseguir a calda, isso não é legal!

 

Uma boa definição deste comportamento repetitivo é quando o peludo entra em situações de estresse e ansiedade. Além de predisposição herdada, em geral por desequilíbrio químico dos neurotransmissores do cérebro, o comportamento compulsivo também pode estar associado ou ter sido provocado por conta do ambiente onde o animal vive e pelas relações que os humanos têm com ele. Por exemplo, um cão agitado ficará ansioso se for confinado em espaço pequeno demais e com poucos estímulos. Para gastar a energia acumulada, poderá começar a andar em círculos, lamber as patas e latir.

 

Pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar bastante! Passeios diários, atividades recreativas e enriquecimento ambiental também são boas maneiras de tornar o espaço mais interessante e estimulante para que o cão passe o dia se divertindo. Isso ajuda o pet a tirar o foco do que está causando toda essa ansiedade. Podemos esconder petiscos pela casa a fim de estimular a investigação e exploração, ou então fornecer sua refeição dentro de uma garrafa PET com furos para que o animal trabalhe para retirar os grãos de ração de dentro. No mercado pet existe uma variedade de brinquedos interativos, são ótimos!

 

Melhorar a comunicação com o peludo usando reforço positivo, ensinar comandos, estabelecer regras e uma rotina na casa, dar atividade física e mental ao seu animal e ainda mudar a sua própria atitude, vai fazer com que ele fique mais tranquilo e pare com as manias compulsivas.

 

Para mais informações entre em contato (47)9 92840286 - com Célio Ribeiro Adestrador e Terapeuta Canino 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Entenda porque cães fogem de casa

October 24, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

ADESTRAMENTO & TERAPIA CANINA

Pague com:

  • Wix Facebook page
  • Instagram Social Icon