6 raças de cachorro propensas a sofrer de ansiedade de separação

March 3, 2018

 

 

Além de ser uma coisa natural em alguns cães, existem também outros fatores que podem influenciar e fazer com que os cachorros desenvolvam ansiedade de separação.

 

Apesar de não ser um problema que só acontece com animais de raças específicas, algumas raças podem ter uma tendência maior a desenvolver esse tipo de ansiedade.

 

Saiba quais são algumas raças que podem ser mais propensas e têm um risco maior de apresentar ansiedade de separação:

 

1. Labrador 

Muito cheios de energia, os cães dessa raça precisam ter sempre em sua rotina um momento para brincar, se exercitar e gastar um pouco desse vigor e animação. Caso isso não aconteça, eles podem acabar ficando entediados e ansiosos. Com o tempo, essa ansiedade pode aumentar e se transformar em ansiedade de separação.

 

2. Border Collie

 Criado para o pastoreio, o Border Collie gosta de trabalhar, ou seja, manter uma rotina de exercícios físicos regularmente é uma necessidade para animais dessa raça. Além disso, eles são muito inteligentes e têm bastante foco, o que pode o deixá-los entediados se não estiverem ocupados. Assim como acontece com o Labrador, se não gastar sua energia e ficar entediado, o Border Collie pode desenvolver ansiedade, que pode se transformar em ansiedade de separação.

 

3. Bichon Frisé

Apesar de ser confundida com Poodle, essa raça tem suas particularidades. Além da pelagem diferente e orelhas mais finas que as do Poodle, o Bichon Frisé também pode ter também um temperamento diferente.

Muito carinhosos e ótimos companheiros, os cães dessa raça adoram ser o centro das atenções, por isso não gostam de ficar muito tempo sozinhos. A ansiedade de separação é um dos problemas muito relatados por tutores de Bichon Frisé.

 

4. Poodle Toy

 

O menor dos cães da raça Poodle foi criado exclusivamente para ser um cão de companhia, logo o Poodle Toy não gosta de ficar sozinho por longos períodos e nem fica bem nessas condições, pois desejam interação humana regularmente.

 

5. Pastor Alemão 

 Também cheio de energia e muito utilizado em muitas tarefas diferentes, principalmente com a polícia, os cães dessa raça são muito protetores e fiéis aos seus tutores. Facilmente adestrado, é esse treinamento que vai guiar melhor o temperamento dos cães desta raça, que podem ser afetuosos com toda a família, doces e pacientes com crianças. É um animal que também precisa de atenção e uma rotina para gastar sua energia, pois de uns tempos para cá, passou a se mostrar mais propenso a apresentar ansiedade de separação.

 

6. Galgo Italiano

OS Galgos Italianos são os menores dos Galgos, talvez por isso também sejam conhecidos como Galguinho italiano. Adoram brincar e são excelentes companheiros e muito apegados a toda a família. Os animais desta raça adoram ficar do ladinho de seu tutor, não gostam de ficar sozinhos e são propensos a sofrer a ansiedade de separação.

 

Dar tempo de qualidade para o seu animal e levá-lo para passear e se exercitar regularmente pode ajudar a evitar o problema. Se você trabalha fora o dia todo e terá que deixar seu animal sozinho, evite raças que não gostem de ficar sozinhos. Uma boa opção para também evitar ansiedade de separação é adotar animais adultos com um temperamento conhecido.

 

Caso seu animal esteja sofrendo de ansiedade de separação, procure imediatamente um médico veterinário para que ele te ajude com as melhores dicas ou tratamentos para o seu animal.

 

 

O adestramento cria um canal de comunicação entre você e seu cão.

Cachorro educado, família feliz!

(47)9 92840286 - Célio Ribeiro Adestrador e Terapeuta Canino

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Entenda porque cães fogem de casa

October 24, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes